Piolhos

PIOLHOS...PRAS CABECINHAS, é o novo show dos PIOLHOS, trabalho de música para o público infantil, que está cada vez mais bem humorado, tanto no que diz respeito às letras, às histórias, como às pequenas cenas que conduzem o espetáculo. Idealizado pela cantora, compositora e professora de canto popular Solange Sá, PIOLHOS...PRAS CABECINHAS ganhou novos figurinos, iluminação, projeção de imagens, duelo ou trielo de guitarras com Solange, Norberto e Mario Manga, participação de um ator convidado, novidades no repertório e na interação com a criançada, além das canções de maior sucesso do primeiro show. Com riqueza e diversidade musical, o repertório transita pelo rock, samba, baião, reggae, frevo, jazz...mas a linguagem irreverente e a sonzera da banda levam crianças e adultos a uma sensação de estar num verdadeiro show de Rock.

Premiado pelo Rumos Itaú Cultural, edição 2010/2012, a proposta dos PIOLHOS é apresentar um trabalho rico musicalmente, e ao mesmo tempo, descontraído e bem humorado, equilibrando  lirismo, senso lúdico e uma dose de deboche que cativa o público infantil e a família. A banda é formada por Alexandre Cueva, Douglas Alonso, Mario Manga, Norberto Vinhas, Solange Sá e Tuco Freire;

As canções são criadas a partir de fatos e comportamentos que Solange observa, além de acontecimentos e histórias ocorridas em sua própria infância, e durante o show, a cantora assume os diversos papéis, da criança, da mãe, do pai, do cachorro, do gato...para cantar essas histórias, interagindo com a banda e com a plateia. Os temas são bem variados e muito bem alinhavados dentro de um roteiro que  vai se construindo e sendo permeado pela iluminação, projeções e cenas. Alguns deles são: Rock do Lixeiro, um rock pesado que faz a criançada pegar fogo, cuja letra foi escrita ao observar o filho de uma amiga, para quem nossos coletores são verdadeiros heróis pendurados num caminhão cheio de luzes. Ainda no clima rock’n’roll, há uma homenagem a todas as crianças que gostam dos dinossauros, com o quase punk rock, Sávio, O Adestrador, e o rhythm and blues Moog versus Eros, a história real sobre o convívio entre o gato Moog e seu novo “amigo”, Eros, o poodle da namorada do técnico de som, que passaram a morar na mesma casa,  com direito a duelo de guitarras numa verdadeira  viagem com final feliz. E por falar em viajar, há muitas outras surpresas como a música Férias, um dos sucessos do primeiro show, onde o menino entediado está indo para casa do tio Kalil, que não tem piscina, nem mar, nem criança pra brincar e durante a longa viagem, fica de cabeça pra baixo no banco do carro, perguntando aos pais, “Ta chegando??!!!” O carinho pelos animais aparece ainda nas canções O Gato Tião, um gato esquisito que já é querido pelas crianças, Shake, o Chic! onde o “narrador” é o vira-lata que compara com muito humor, sua vida à vida do amigo Shake. E a molecada ainda pode curtir um friozinho na barriga por conta da música Burundunga, que cria um clima “lúgubre/debochado” pra retratar o sujeito que tem o mal hábito de atirar lixo pela cidade.

O espetáculo, ainda ganha força pela excelente sonoridade da banda que faz os arranjos coletivos e embala todas as sacadas com um time de primeira. A abertura fica por conta  do maior sucesso dos PIOLHOS, o Rock do Piolho, onde Solange interpreta o piolho, para quem cada cabelo é uma casinha nova! “Há mais de uma semana mudei meu endereço, daquele cabelinho pra uma juba de leão, meu nome é Piolho, não tenha medo não, coceira na cabeça não faz mal pro coração, meu novo apartamento é no dread do João!!

Piolhos vem se apresentando nos palcos do MIS, Virada Cultural,  e várias unidades dos Sescs, como Pompéia, Consolação, Belenzinho, Ipiranga, Santo Amaro, Araraquara, Campinas, Santos, entre outros. Em  2012, foram convidados para tocar no Festival Internacional Lollapalooza, e  participaram também dos programas de televisão, Quintal da Cultura e Carrossel Animado com Patati Patata.

 E em 2013, entraram na programação do Cultura Livre nos parques de SP, receberam novo convite para participar do programa Quintal da Cultura, na programação especial da semana da criança, e além de novas unidades dos Sescs, retornaram à várias onde haviam se apresentado em 2012.

 

PIOLHOS

Banda:

Solange Sá: voz e guitarra

Alexandre Cueva: violão, bandolim, backing vocals

Douglas Alonso: bateria e percussão

Norberto Vinhas: guitarras e backing vocals

Tuco Freire: contrabaixo

Participação Especial: Mario Manga, cello, guitarra e violão tenor

Ator convidado: Daniel Bittencourt

Agradecimentos Especiais: Otávio Costa Filho e Paulo Sanna

Figurinos/Cenário: Solange Sá;

 Som: Renato Coppoli e Rodrigo Carraro

Projeção de Imagens: Nayone Pillon

Iluminação : Agostinho Silva

Produção Executiva: Maria Phulô

Assessoria de Imprensa: maic@maic.com.br

Idealização: Solange Sá (Piolha)